Com mais de 1.200 produtos a concurso, a organização belga International Taste & Quality Institute entregou medalhas de uma, duas e três estrelas aos vencedores, sendo de destacar a categoria “Crystal”, atribuída aos produtos que venceram três estrelas, em três edições consecutivas do concurso.
Este selo máximo foi entregue a dois produtos portugueses, nomeadamente ao azeite Oliveira da Serra Vintage e à água Pedras Salgadas. Para receber a medalha de três estrelas, as marcas devem ter uma classificação igual ou superior a 90%. Estes produtos portugueses venceram-na três vezes nos últimos três anos.
A medalha de três estrelas, correspondente à avaliação “Excepcional”, foi entregue a quatro produtos portugueses. As águas da marca Glaciar, “Multivitaminas” e “Diamond”, o café Torrié Expresso da José Maria Vieira e a edição “Ouro” do azeite Oliveira da Serra foram os selecionados.
O pastel de nata da Doces do Marquês, o Presunto Pata Negra da Damatta, a Flor de Sal e Sal Tradicional da Rui Simões e os azeites Oliveira da Serra Lagar do Marmelo, Extra Virgin da DeParado, Herdade do Esporão Selecção e Andorinha Vintage foram os vencedores.
Os azeites portugueses voltam a ganhar destaque com a classificação de “Bom”, para a medalha de uma estrela, atribuída ao “Colheita do Luar” e “Novo Colheita” da Gallo e ao Herdade do Esporão DOP Moura. Esta distinção é entregue aos alimentos e bebidas do concurso com uma classificação total que se situe entre os 70% e os 80%.
Os vencedores do concurso Superior Taste Award 2013 foram apurados no final do mês de Abril, sendo que os vencedores vão receber as suas medalhas numa cerimónia que se realiza, no próximo dia 30 de Maio, em Bruxelas, capital da Bélgica.
Clique AQUI para consultar os resultados finais do Superior Taste Award 2013.
Notícia sugerida por Elsa Martins