Vários produtos tipicamente portugueses conquistaram 10 estrelas douradas no concurso "iTQi Superior Taste Awards", que decorreu recentemente em Bruxelas, na Bélgica.
Vários produtos tipicamente portugueses conquistaram 10 estrelas douradas no concurso “iTQi Superior Taste Awards”, que decorreu recentemente em Bruxelas, na Bélgica, e que se constitui como o único selo de qualidade atribuído internacionalmente em sabor concedido por líderes de opinião, 'chefs' e 'sommeliers' com estrelas Michelin.
Os sabores lusitanos foram colocados em competição pela APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia, que submeteu os produtos portugueses a uma análise de prova cega por parte de um júri de diferentes países que efetuou “uma avaliação minuciosa do aspeto visual, aroma, textura, sabor e sabor residual”.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a APTECE revela que os prémios foram atribuídos ao Azeite do Alentejo IG (1 estrela de ouro), ao Azeite do Alentejo Virgem Extra (2), ao Queijo de Castelo Branco DOP (1), ao Queijo Picante da Beira Baixa (1), à Broa de Milho (2), aos Filetes de Cavala em azeite picante com pickles (2) e aos fios de ovos (1).
Os produtos em causa pertencem às empresas portuguesas “CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo”, “Queijaria Almeida”, “DeTrigo”, “Fabridoce” e “A Poveira”, todas elas com elevado potencial de exportação, destaca a APTECE.
“Esta é mais uma prova de que a produção portuguesa tem qualidade e que é reconhecida a nível internacional, razão pela qual se deve apoiar as empresas e criar espaços e mecanismos de proteção a nível internacional”, considera José Borralho, presidente da associação.
Com esta meta em vista, acrescenta o dirigente, “um dos objetivos da APTECE passa pelo desenvolvimento de iniciativas de cooperação com vista à promoção do próprio país, como é o caso da “Portugal Foods”, da “Inovcluster” e dos apoios da AICEP e do Turismo de Portugal”.
A ação que levou os produtos portugueses a Bruxelas integra-se na campanha de promoção “Portugal à Mesa”, que conta com o apoio do SIAC | Compete.