Já lá vão 16 anos desde a sua inauguração, mas a Estação do Oriente, em Lisboa, continua a somar elogios vindos do estrangeiro. Desta vez, foi o jornal britânico Daily Mail que a colocou no topo da lista das 15 mais impressionantes do mundo.
Já lá vão 16 anos desde a sua inauguração, mas a Estação do Oriente, em Lisboa, continua a conquistar admiradores e a somar elogios vindos do estrangeiro. Desta vez, foi o jornal britânico Daily Mail que colocou a gare lisboeta no topo da lista das 15 mais impressionantes do mundo.
“Embora haja muitos terminais ferroviários feios e meramente práticos pelo mundo, há também um conjunto de estações magníficas, muitas vezes desenhadas por arquitetos de renome”, pode ler-se no artigo do Daily Mail.
Entre estas estações magníficas, considera a publicação, está a Estação do Oriente, que o jornal descreve como “ultramoderna”, destacando o responsável pela sua conceção, o arquiteto Santiago Calatrava.
Da lista, publicada o mês passado, fazem ainda parte estações míticas como as de Kings' Cross e St. Pancras em Londres (Inglaterra), a “verde” estação da Atocha, em Madrid (Espanha) ou o Grand Central Terminal de Nova Iorque (EUA).
A Estação Ferroviária de Lisboa-Oriente foi construída com o objetivo de servir a Expo'98 e, posteriormente, o Parque das Nações, que nasceu no local onde decorreu aquele evento internacional.
Projetada pelo arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava, a gare, com serviços suburbanos, regionais, de médio e longo curso e internacionais, inclui também uma estação de metropolitano e um espaço comercial.
Clique AQUI para conhecer todas as estações escolhidas pelo Daily Mail (em inglês).