Um dirigente dos Boston Celtics vai levar, na próxima quinta-feira, um ícone português para o grande sorteio da Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA).
Um dirigente dos Boston Celtics vai levar, na próxima quinta-feira, um ícone português para o grande sorteio da Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA). Trata-se de um galo de Barcelos, oferecido a Stephen Pagliuca, pelo embaixador dos EUA em Portugal, Robert Sherman.
O mesmo visa servir de amuleto da sorte naquele que vai ser um momento determinante para a próxima época dos Boston Celtics, o 'draft' da próxima quinta-feira. O mesmo destina-se às equipas com resultados mais fracos, para lhes dar oportunidade de escolherem jogadores que não estão inscritos em nenhuma equipa.
Por norma, as equipas com pior desempenho na última temporada têm prioridade, como poderá ser o caso dos Celtics. “Toda a gente diz que vamos ficar em primeiro lugar nas escolas”, diz Pagliuca em entrevista ao canal televisivo norte-americano ESPN. “Precisamos de sorte, uma vez que só temos 10,3% das hipóteses” de conseguir a primeira escolha geral do ‘draft’.
O dirigente adianta que aprecia o otimismo, pelo que pousou, inclusive, com a estatueta lusa para a página da ESPN na Internet. No 'draft', o ordenamento da prioridade nas contratações é sorteado pela ordem inversa à campanha desportiva da época anterior.
No caso dos Boston Celtics, os mesmos sagraram-se 17 vezes campeõs da NBA, a última das quais em 2008. Ainda assim, falharam o apuramento para os 'play-off' ao não conseguirem melhor do que o 12º lugar na Conferência Este, com 25 vitórias e 57 derrotas, empatando com o Utah Jazz.
Como tal, as probabilidades são de que a formação de Boston fique colocada em quinto ou sexto lugar, estimando-se 33,4% de hipóteses de ficar colocado entre as três principais equipas.
Notícia sugerida por Maria Pandina e Elsa Fonseca