O concelho de Vila Nova de Gaia foi, esta segunda-feira, palco do lançamento ibérico de um sistema de pagamento de parquímetro por telemóvel que permite prolongar o período de estacionamento à distância ou interromper o serviço sem usar moedas.
O concelho de Vila Nova de Gaia foi, esta segunda-feira, palco do lançamento ibérico de um sistema de pagamento de parquímetro por telemóvel que permite prolongar o período de estacionamento à distância ou interromper o serviço para pagar apenas o tempo utilizado, sem recurso a moedas e pré-carregamentos.
O novo sistema, desenvolvido pela Maksu Services (uma empresa que opera em Portugal e Espanha), torna possível o pagamento do estacionamento por intermédio de smartphones com sistema Android ou iOS ou de telemóveis com webmobile, simplificando o estacionamento pago na via pública de Gaia.
“EOS Parking” é o nome da aplicação disponíveis para smartphones com o sistema operativo da Apple ou da Google, que permite “pagar o estacionamento sem recurso a moedas e pré-carregamentos”, explicou João Caetano Dias, responsável da Maksu Services, em conferência de imprensa no Edificio da Presidência do concelho.
“O utilizador seleciona a duração de aparcamento mas pode a qualquer momento alargar o período de estacionamento. Se chegar antes do previsto pode interromper o estacionamento e pagar apenas o tempo utilizado”, acrescentou João Caetano Dias, citado pela Lusa.
O primeiro passo para aceder ao sistema é descarregar a aplicação, no portal no portal http://www.eosparking.pt ou “no próprio parquímetro” e associar-lhe um cartão de crédito.
“A informação fica guardada na Caixa Geral de Depósitos e os procedimentos são feitos pela SIBS [empresa que gere o processamento de pagamentos eletrónicos]. Não temos acesso a essa informação”, garante João Caetano Dias. Depois, “de duas em duas semanas”, chegará “uma fatura para pagamento único” de todas as utilizações do estacionamento.
Clique AQUI para aceder ao portal do EOS Parking, onde pode conhecer todos os detalhes sobre o sistema e descarregar as aplicações.