O 'Prynt' consiste numa espécie de capa que se coloca no telemóvel e, em apenas 30 segundos, imprime as fotografias captadas. O seu design permite que se adapte a todos os modelos de smartphone.
Esta impressora portátil funciona com um papel especial (o papel Zink, semelhante ao que é usado pelas tradicionais polaroid) pelo que não precisa de tinteiros, explicam os responsáveis na plataforma Kickstarter.
O produto foi financiado por uma campanha de 'crowdfunding' e está disponível em rosa, azul e branco. Os valores de pré-venda, através do KickStarter, rondam os 45 euros (gadget + um cartucho de papel).
A 'Prynt' suporta até 10 folhas e funcionará através de uma aplicação instalada no 'smartphone', que permitirá escolher e dar a ordem de impressão de determinada fotografia. A aplicação, ainda está em fase de desenvolvimento e será lançada no próximo Verão, juntamente com o aparelho.
Para além de imprimir fotografias instantamente, esta aplicação também vai permitir a criação de vídeo, ou seja, sempre que o utilizador estiver a posar para uma fotografia, a 'Prynt' grava um pequeno vídeo que grava na 'nuvem', um sistema de partilha de ficheiros online.
Deste vídeo, é possível escolher um 'frame' para ser impresso, como se fosse uma fotografia, e quando o utilizador coloca o telefone sobre a imagem, a aplicação inicia-se automaticamente, digitalizando essa imagem. Depois, a fotografia é reconhecida e o vídeo começa a ser transmitido.
Disponível para Android e iOS, a 'Prynt' permite também imprimir fotografias das redes sociais. A estas imagens podem ser acrescentados filtros e diversas personalizações, através da 'app', onde também será possível ver quantas folhas foram gastas e encomendar o papel que é usado nesta impressora.
“Estamos muitos contentes por lançar a primeira capa com impressora instantânea para smartphones”, explicam os responsáveis pela 'Prynt'.
A campanha de 'crowdfunding' da Prynt já conseguiu angariar quase 400 mil dólares (cerca de 350 mil euros), um valor muito superior aos 50 mil dólares (quase 45 mil euros) inicialmente esperados. A campanha decorrerá até ao dia 3 de Março.
Notícia sugerida por António Resende