O FingerReader é um pequeno 'gadget' que traduz para audio palavras escritas. O aparelho tem a forma de um anel que se coloca no dedo e faz um 'scan' dos textos transformando-as em audio.
O FingerReader é um pequeno ‘gadget’ que traduz para áudio palavras escritas. O aparelho tem a forma de um anel que se coloca no dedo e faz um ‘scan’ dos textos transformando-os em som. O equipamento foi desenvolvido por uma equipa de investigadores do MIT e poderá representar uma importante ajuda para pessoas invisuais.
Basta colocar o anel no dedo e deslizar pelas páginas. Simultaneamente, o equipamento faz a tradução do texto adicionando informações úteis que indicam quando acaba a linha ou quando começa uma linha nova. Além disso, o FingerReader alerta o leitor quando este se afasta da linha de texto, para que não afete o processo de ‘scan’.
De acordo com um comunicado de imprensa da equipa do Massachusetts Institute of Technology (MIT, nos EUA) que desenvolveu o aparelho, qualquer pessoa invisual pode usar de uma forma muito simples este ‘gadget’. “É possível ler qualquer tipo de texto – cartões de visita, menus de restaurantes – basta para isso apontar o dedo para a superfície onde as palavras estão escritas”, lê-se do site oficial do projeto.
A equipa explica, no entanto, que o FingerReader ainda está na fase de protótipo e salienta que será necessário melhorar o equipamento antes da sua comercialização. Contudo, os investigadores do MIT sublinham que o objetivo é patentear a invenção e disponibilizá-la ao público.
Segundo o MIT, cerca de 2.8 por cento da população mundial sofre de alguma deficiência visual e as atuais soluções para melhorar ou compensar este problema estão longe de ser eficientes.
“Esperamos que ao oferecer-lhes um equipamento que é simples de usar e que oferece ‘feedback’ em tempo real possamos tornar as suas vidas muito mais simples”, lê-se no site do projeto.
Clique AQUI para saber mais sobre este equipamento.
Comentários
comentários