Para quem tem até 35 anos e está à procura de trabalho, uma visita à Futurália, feira de ofertas educativas e formativas para estudantes que arrancou esta quarta-feira e se prolonga até sábado (16), poderá ser uma boa ideia.
Para quem tem até 35 anos e está à procura de trabalho, uma visita à Futurália, feira de ofertas educativas e formativas para estudantes que arrancou esta quarta-feira e se prolonga até sábado (16), poderá ser uma boa ideia. Isto porque o evento conta, este ano, com a presença da agência de emprego alemã, que está a apresentar hipóteses para quem queira trabalhar na Alemanha.
Em declarações à Lusa, Alzira Ferreira, gestora da Futurália, que já vai na 6ª edição e está a decorrer na Feira Internacional de Lisboa (FIL), explica que “a agência de emprego alemã [instituição homóloga do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)] vem receber candidaturas, recrutando jovens, entre os 18 e os 35 anos, para um emprego no estrangeiro, ou emprego e formação, na perspetiva da formação dual”.
É certo que, segundo a responsável, a Futurália “não é uma feira de emprego”, mas Alzira Ferreira adianta que a agência alemã vai juntar-se ao próprio IEFP e também a uma outra agência de recrutamento para apresentar “ferramentas e apoios aos jovens desempregados, licenciados e não licenciados”.
Em termos mais gerais, a edição deste ano está a ser marcada pelo empreendedorismo jovem e é dedicada, sobretudo, àqueles que agora estão a concluir o seu percurso no ensino secundário.
O incentivo ao empreendedorismo é efetuado através da promoção do contacto entre os alunos e os jovens empresários que se encontram à frente de “startups” de sucesso e que são reconhecidas internacionalmente em áreas como a criação de software, a indústria farmacêutica e a tecnologia.
No total vão estar presentes cerca de 400 entidades, um número muito semelhante ao registado no ano anterior. Até sexta-feira passada, só em visitas de estudo programadas, a Futurália somava já inscrições de mais de 18 mil alunos, valor próximo dos 21 mil que visitaram a feira na edição de 2012.
Entre estudantes e público em geral, a organização da Futurália estima receber, até ao fim do evento, pelo menos os mesmos 53 mil visitantes que por lá passaram no último ano.
Clique AQUI para aceder ao site da Futurália.