FC Porto, Benfica e Sporting de Braga passaram à próxima ronda da Liga Europa. As duas últimas equipas vão defrontar-se nas meias-finais, garantindo que pelo menos uma equipa portuguesa estará na final da competição.
O sorteio já realizado antecipou o cenário, que se tornou mais provável após a primeira mão dos quartos-de-final, face ao triunfo caseiro dos benfiquistas sobre o PSV Eindhoven (4-1) e ao empate do Braga com o Dínamo de Kiev (1-1).
Esta quinta-feira, o Benfica chegou a perder por 2-0 na Holanda, mas acabou por empatar (2-2), enquanto os bracarenses empataram a zero, mesmo após a expulsão de Paulo César. As duas equipas selaram, assim, o primeiro "duelo" entre equipas lusas desde o início das provas europeias, em 1955/56, e garantiram a Portugal um lugar na final da segunda edição da Liga Europa.
O futebol luso está, assim, pela 15.ª vez na final, que até poderá ser 100% nacional, caso o FC Porto vença o Villarreal na outra meia-final.
A final da Liga Europa, agendada para 18 de maio, em Dublin, na Irlanda, poderá representar a nona do Benfica, a quinta do FC Porto e também a estreia do Sporting de Braga.
[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]