O programa “Premier Skills – Esporte Seguro” prevê a criação de escolinhas de futebol e de academias desportivas, com capacidade para 300 jovens entre os sete e os 17 anos.
Numa tentativa de aproximar moradores e autoridades, os treinadores destas escolas serão os responsáveis pela segurança nas favelas, com formação em Educação Física, e que receberão instrução de profissionais da Premier League para aprender a trabalhar com as crianças.
Nick Clegg, vice primeiro ministro britânico, Jeremy Hunt, Ministro da Cultura e do Desporto e Olimpíadas do Reino Unido e José Mariano Beltrame, Secretário de Segurança do Rio de Janeiro assinaram o protocolo no dia 22 deste mês, na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro dos Prazeres.
A iniciativa tem início marcado para setembro deste ano, no Morro dos Prazeres, mas deverá ser expandida para pelo menos outras duas favelas com UPP.
Durante a apresentação do programa, a ONG brasileira Urece e o clube britânico Tottenham assinaram também uma parceria para integrar, por meio do desporto, as pessoas com deficiência visual.
O Premier Skills já foi realizado em 22 centros de 15 diferentes países, com 1000 treinadores capacitados, para cerca de 300 mil jovens beneficiados e mais de um milhão de materiais de língua inglesa com conteúdo de futebol distribuídos.
Alguns dos países que acolheram este projeto foram: Índia, China, Quénia, Uganda, Botsuana, Sudão, Egipto, Tunísia, Marrocos, entre outros.