A sessão de homenagem está marcada para dia 20 de agosto, durante a inauguração de uma exposição com 40 pinturas sobre a Serra da Gardunha da autoria de Barata Moura, no Palácio do Picadeiro, na vila de Alpedrinha. A mostra vai estar patente até 31 de outubro.
No mesmo dia será ainda exibido um documentário que recolhe depoimentos das facetas da sua personalidade enquanto artista e cidadão.
Também dia 20 decorre o Iº Salão de pintura ao ar livre-pintura rápida da serra da Gardunha que pretende prestar homenagem a um dos principais cultores deste género de arte: o centenário pintor beirão Barata Moura.
Os pintores amadores vão poder trabalhar “como se estivessem numa varanda em plena Serra da Gardunha com vista para toda a paisagem da Beira Interior Sul”, destacou à Agência Lusa o vice-presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes.
A Serra da Gardunha foi escolhida como tema da exposição, porque, além de ser o seu local de nascença, “é uma paisagem que sempre inspirou Barata Moura”.
As 40 obras mais significativas da leitura do pintor sobre a serra incluem “as aldeias, pomares, mas também as paisagens panorâmicas nas diferentes encostas”.
Na impossibilidade de o autor estar presente na homenagem, a Câmara do Fundão conta com a participação de um dos filhos do pintor.