Sílvia Ribeiro o segundo lugar do Prémio Terre de Femmes, cujo principal
objetivo é premiar mulheres empreendedoras na área do ambiente que
tenham desenvolvido projetos na área da sustentabilidade ambiental.
A candidatura apresentada pela bióloga nacional teve por base o Programa Cães de Gado, iniciado em 1996 pelo Grupo Lobo, associação não-governamental de conservação do lobo em Portugal.
O objetivo deste projeto é incentivar o uso de métodos de proteção de gado socialmente aceites e ambientalmente sustentáveis de forma a aumentar a tolerância das comunidades rurais para a presença dos lobos, predador atualmente ameaçado.
De acordo com comunicado, a principal acção consiste na entrega de cães de gado de raças nacionais – cães seleccionados para proteger os rebanhos – a criadores de gado que deles necessitem.
O desenvolvimento e bem-estar dos animais, são acompanhados pelo projeto através de visitas regulares. Pretende-se assim assegurar a eficácia dos cães e a protecção adequada dos rebanhos, contribuindo para a redução dos conflitos existentes entre as comunidades rurais e o lobo.
No âmbito deste projeto foram já entregues, acompanhados e avaliados mais de 250 cães integrados em rebanhos no Norte e Centro de Portugal.
De acordo com o Grupo Lobo, “o projeto em causa é considerado um sucesso a nível nacional e internacional e tem contribuído para demonstrar que a coexistência com o lobo é possível”.
O Prémio Terre de Femmes é organizado em 15 países, incluindo Portugal, homenageando as mulheres eco-cidadãs na Europa.