Com o intuito de estimular a divulgação da literatura portuguesa de forma inovadora, a Fundação José Saramago lançou a primeira edição do prémio "Retratar um Livro", que convida fotógrafos profissionais e amadores a ilustrarem com imagens o universo
Com o intuito de estimular a divulgação da literatura portuguesa de forma inovadora, a Fundação José Saramago lançou a primeira edição do prémio “Retratar um Livro”, que convida fotógrafos profissionais e amadores a ilustrarem com imagens o universo de uma determinada obra literária.Este ano, os participantes devem desenvolver o seu trabalho em torno de “Nome de Guerra”, romance de Almada Negreiros, procurando “a forma de expressar, em fotografias, o espírito do livro, o alento que o anima, a respiração que o mantém”, explica a Fundação Saramago na sua página na Internet.
A ideia deste concurso é unir as novas tecnologias “aos prazeres da leitura”, para “recuperar nomes que deveriam ser imprescindíveis tanto nas nossas bibliotecas como nos corações de todos os leitores”.
A Fundação Saramago receberá trabalhos até ao dia 22 de abril. A sua avaliação estará a cargo de um júri internacional composto por três profissionais qualificados na área da fotografia e da literatura, ainda por anunciar. As fotografias selecionadas As fotografias selecionadas serão expostas em Lisboa, podendo vir a percorrer, mais tarde, as escolas e bibliotecas do país que o solicitem.
Desconhece-se ainda a data de anúncio dos vencedores, mas sabe-se que os três primeiros prémios correspondem a uma dotação pecuniária de 1.000, 500 e 250 euros, respetivamente, bem como um lote de obras de José Saramago e de Almada Negreiros.
Saiba mais sobre o prémio “Retratar um Livro” no site da Fundação Saramago.
[Notícia sugerida pela utilizadora Patrícia Guedes]