A Fundação "O Século" vai disponibilizar este Verão 30 quartos nas suas instalações de São Pedro do Estoril para turismo social. A organização pretende dar oportunidade aos mais carenciados de fazerem férias na próxima estação.
A Fundação “O Século” vai disponibilizar este Verão 30 quartos nas suas instalações de São Pedro do Estoril para turismo social. Para além de dar oportunidades aos mais carenciados de fazerem férias na próxima estação, a organização conta ajudar 16 projetos sociais com esta iniciativa.
O programa de turismo social inclui alojamento e refeitório para famílias que não têm possibilidades de desfrutar de um período de férias durante o Verão. Emanuel Martins, presidente de “O Século”, explicou à agência Lusa que a fundação tem “excelentes instalações, com acesso direto e exclusivo à praia” de São Pedro do Estoril.
O responsável refere que este projeto “pode servir para pessoas que estão em instituições de fora de Lisboa, ou para uma família que vai para o estrangeiro e os pais já não podem ir e ficam alojados num sítio onde estão confortáveis”.
Esta iniciativa é uma forma de a fundação fazer face ao corte de financiamento por parte da Câmara Municipal de Lisboa, ocorrido há três anos, e de manter a continuidade dos seus projetos e obras sociais.
A Fundação “O Século” apoia todos os dias cerca de 400 utentes de Lisboa, entre crianças, jovens e idosos. Para além do fornecimento de refeições através de refeitório e de “take away” junto de outras instituições, a organização garante serviços de lavandaria, engomadoria e arranjos de costura.
A Colónia Balnear Infantil é o maior projeto de sucesso da fundação que integra hoje cerca de 800 beneficiários. Fundado em 1927, o campo de férias destina-se a crianças carenciadas que não têm oportunidades de aceder a este tipo de atividades.
Com 15 anos de atividade, a fundação tem hoje 16 valências sociais, entre as quais se encontram os serviços de creche e jardim-de-infância, lares de acolhimento, apartamentos de autonomização para jovens, atividades de lazer para crianças, apoio domiciliário, empresas de inserção profissional, integração social de jovens e loja social.
[Notícia sugerida por Estela Tavares]