Após ter lançado o Pordata, uma plataforma online com informações estatísticas de Portugal em 14 temas que abrangem saúde, educação, justiça e ordenamento do território, a Fundação Francisco Manuel dos Santos apresenta uma base de dados relativa à Eu
Após ter lançado o Pordata, uma plataforma online com informações estatísticas de Portugal em 14 temas que abrangem saúde, educação, justiça e ordenamento do território, a Fundação Francisco Manuel dos Santos apresenta uma base de dados relativa à Europa, Estados Unidos e Japão. O Eurodata, que será apresentado na quarta feira, em Lisboa, integra informações estatísticas em dez temas dez temas principais como a proteção social, a saúde, o emprego, a educação, a ciência e tecnologia ou as contas nacionais. O projeto é lançado amanhã, em Lisboa, com a presença do Presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.
O princípio fundador desta iniciativa – bem como do Portdata, lançado em fevereiro – é tornar a consulta da informação “acessível”, mas acima de tudo que esta seja “de confiança”, tendo em conta que, no futuro, a base de dados “será enriquecida com outros organismos”, revelou Maria João Rosa à agência Lusa.
A mesma responsável adianta que o portal de dados estatísticos portugueses “já teve mais de dois milhões de visitantes”, valor que a Fundação espera superar, dado o “trabalho de divulgação e formação” em universidades, órgãos de comunicação social e no ensino básico, “através da formação na rede de bibliotecas escolares”.
A Fundação Francisco Manuel dos Santos foi criada a 13 de Fevereiro de 2009 e os acionistas são os descendentes diretos de Francisco Manuel dos Santos, que em 1921 adquiriu os estabelecimentos do grupo Jerónimo Martins.
[Notícia sugerida pela utilizadora Rita Santos]