Dirigido a todos os jovens que, em ambiente escolar, desenvolvem projectos de investigação, o Concurso Jovens Cientistas tem como objectivo promover os ideais da cooperação entre jovens cientistas e estimular o aparecimento de talentos nas áreas da ciência, tecnologia, investigação e inovação.
O Concurso para Jovens Cientistas é desenvolvido pela Fundação da Juventude desde 1992, tendo como objetivos promover os ideais de cooperação e intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores, estimulando o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação. De âmbito nacional, o Concurso pretende incentivar um espírito competitivo nos jovens, através da realização de projetos científicos inovadores. Os projetos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática; Química e Bioeconomia.
A Ciência Viva, co-organizadora desta iniciativa, reunirá um vasto quadro de professores e investigadores de reconhecido mérito nas diferentes áreas científicas, que serão responsáveis por eleger os 100 melhores projetos para participar na 12ª Mostra Nacional de Ciência, a realizar-se de 31 de maio a 2 de junho no Centro de Congresso da Alfândega do Porto.
As candidaturas podem ser submetidas até 20 de Abril em www.fjuventude.pt. Para os vencedores há 4.000€ em prémios e a oportunidade de representarem Portugal em prestigiadas competições internacionais.
O conteúdo Fundação da Juventude e Ciência Viva procuram jovens cientistas aparece primeiro em i9 magazine.