Os jornalistas estrangeiros em Portugal escolheram a Fundação por ser “a entidade que mais fez pelo nome do País no exterior”, adianta a organização. O galardão simboliza ainda o reconhecimento da construção do Centro para o Desconhecido, que ajudou a dar relevo a Portugal no mundo, não apenas no que diz respeito ao conhecimento científico, mas, igualmente, no campo da arquitetura.
A presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza, receberá o prémio pela mão de Ana Jorge, Ministra da Saúde, na sessão solene que irá decorrer a partir das 18h00.
O Prémio Personalidade do Ano é atribuído anualmente pelos membros da AIEP, que reúne mais de 55 jornalistas dos mais importantes meios de comunicação social estrangeiros representados em Portugal.
Entre os galardoados em anos anteriores encontram-se Carlos Paredes, José Saramago, os Capitães de Abril, Rosa Mota, Vanessa Fernandes, Luís Figo, Cristiano Ronaldo, Mariza, Álvaro Siza Vieira, José Manuel Durão Barroso, António Guterres, António Mega Ferreira e Ana Gomes.