Os horários rígidos dos autocarros fazem com que, muitas vezes, os veículos circulem vazios, por não haver pessoas a querer usufruir do serviço. Além dos custos que isso traz, este é também um grande problema para o ambiente. Para tentar minimizar estes danos, a câmara do Funchal criou o Mobi Santa Luzia, um autocarro que está disponível todos os dias entre as 7h30 e as 19h15, mas que só parte se for solicitado.
A marcação tem de ser feita até uma hora antes da viagem e durante o percurso qualquer pessoa pode aceder ao serviço, desde que existam lugares disponíveis. As marcações são feitas por via telefónica.
O autocarro parte da Rua 5 de Outubro, perto do Palácio da Justiça e segue até à Rua de Santa Luzia, voltando depois para trás até ao local de partida. As paragens estão devidamente assinaladas, para que qualquer pessoa possa usufruir das viagens.
A autarquia informa no seu site que as viagens são pagas com os títulos de transporte do serviço urbanos, desde que válidos. Estes autocarros encontram-se preparados para o transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
Todas as marcações são válidas, a não ser que a lotação daquela viagem já se encontre esgotada. Caso um utilizador falhe por três vezes uma viagem previamente marcada terá uma penalização de um mês sem pode efetuar a marcação. Se a falta de registar mais um vez, a pessoa ficará excluída do serviço, informa a autarquia.
A viagem inaugural foi bem aceite pela população e os serviço regular começa no próximo dia 26 de Outubro.
[Notícia sugerida por Vitor Fernandes]