O Metropolitano de Lisboa vai abrir três estações a partir desta madrugada e a Misericórdia do Porto vai disponibilizar um serviço de acolhimento especial.
Lisboa e Porto estão a trabalhar para tentar atenuar as consequências das baixas temperaturas previstas para este fim-de-semana para os sem-abrigo. O metro da capital vai abrir três estações durante a madrugada e, no Porto, a Misericórdia vai oferecer um serviço especial de acolhimento.
O Metropolitano de Lisboa vai deixar abertas três estações a partir desta madrugada para acolher os sem-abrigo.
Espera-se que, na capital, as mínimas cheguem aos dois graus centígrados e, segundo comunicado do Metro, “esta iniciativa insere-se na política de responsabilidade social” da empresa.
Assim, as estações de Santa Apolónia, Rossio e Restauradores vão ser abertas esta noite e permanecerão assim “enquanto esta onda de frio se mantiver”, garante a companhia.
Entretanto, a Misericórdia do Porto anunciou também que vai disponibilizar, durante este fim-de-semana, um serviço especial de acolhimento para os sem-abrigo e portadores de doenças crónicas sem condições de sobrevivência e bem-estar mínimas.
Segundo a instituição, a decisão deve-se ao facto de a vaga de frio que se espera para os próximos dias estar a “colocar a cidade do Porto em alerta para a prevenção de eventuais situações complicadas de gerir pelo Município no que diz respeito aos grupos mais vulneráveis”.
[Notícia sugerida por Elsa Martins e Patrícia Guedes]