Além de melhorar a aparência estética pela sua forma e textura quase real, a nova mão mio-elétrica da Inês permite que a menina consiga concretizar várias ações que antes eram impossíveis, como agarrar objetos, bater palmas e dar a mão.
A Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana arrancou com a campanha de angariação de tampinhas em Maio de 2012 e, desde então, reuniu cerca de 11 toneladas.
“Inicialmente pensámos que a quantidade recolhida seria muito superior, a avaliar pelo número de sacos que conseguimos encher. A primeira pesagem foi uma desilusão, mas nunca baixámos os braços, confiantes que, com a ajuda da comunidade, iríamos conseguir a desejada mão mio-eléctrica para a Inês”, diz a secretária da autarquia, Maria Fernanda Gonçalves, em comunicado.
No dia 7 de Janeiro, a menina deslocou-se ao Centro Europeu de Ortopedia onde, após a realização de vários testes, recebeu a sua nova mão mio-eléctrica que irá contribuir significativamente para aumentar a sua qualidade de vida e autonomia.
No comunicado, a responsável da junta agradece a “todas as corporações de bombeiros voluntários de vários pontos do país, empresas, escolas, creches, particulares e anónimos que contribuíram para o sucesso desta campanha, o nosso muito obrigado”.
A Junta de Freguesia de S. Domingos de Rana continuará a fazer a recolha de tampinhas, uma vez que será necessário fazer face às despesas de manutenção da mão mio-eléctrica e as adaptações indispensáveis na prótese ao seu bem-estar.