A inovação do “Blautouch” garantiu o primeiro lugar ao projeto conjunto das duas entidades portuguesas, na competição ContaminExpo 2013, promovida pela Association pour la prévention et l'étude de la contamination (ASPEC) e pela revista francesa Salles Propres.
Segundo o comunicado no site da Universidade do Porto, este produto “é constituído por materiais resistes aos reagentes e aos desinfetantes mais agressivos, sendo neste momento uma das soluções mais limpas e eficazes a nível mundial no que diz respeito ao acesso a equipamentos computacionais em laboratórios e salas limpas”.
A instituição de ensino destaca que o “Blautoch” tem vindo a ser referenciado pela imprensa internacional “como um marco no que diz respeito à integração de equipamentos informáticos”.
Para a universidade e para a Laborial, empresa especializada no fornecimento de soluções para laboratórios, o prémio recentemente atribuído constitui “o ponto mais alto de reconhecimento” desde o lançamento da superfície interativa, em Novembro de 2011.
Notícia sugerida por Carla Neves