Segundo informação avançada pelo jornal Público, a ideia do governo francês é integrar o ensino da língua portuguesa no sistema curricular básico e secundário francês, direcionando-o em particular aos filhos de emigrantes portugueses em França.
A expansão do sistema de ensino integrado na escola pública do país de acolhimento é um passo inicial na modernização do ensino da língua portuguesa, protocolarmente garantido pelo Estado em 23 países. Atualmente este sistema conta com 815 professores e cerca de 70 mil alunos.
Normalmente, estas aulas decorrem ao fim-de-semana em estruturas cedidas pelas escolas públicas. Na Alemanha, já há mesmo algumas escolas do ensino básico oficial com turmas bilingues e professores de português integrados no sistema público.
A secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas diz que em todo o mundo existem 261 milhões de falantes de português e que, em 2050, este número deverá subir para 380 milhões. A língua portuguesa é a quarta mais falada do mundo, sendo ainda a mais falada no hemisfério sul, devido à influência do Brasil.