O evento, promovido pelo Institut Français, é um projeto de âmbito internacional que procura incutir nos jovens a importância da defesa e do respeito pelos Direitos Humanos.
Neste ano, Portugal participou pela primeira vez, estreando-se da melhor forma na competição, com a vitória da aluna finalista da licenciatura em Relações Internacionais, na Universidade de Coimbra.
No âmbito do prémio, Vera Ferreira terá a oportunidade de viajar até Paris para participar em conferências e debates que contam com a participação de dezenas de jovens francófonos oriundos de todo o mundo.
A edição de 2015 teve como tema “os direitos do Homem face aos desafios do ambiente”, convidando jovens universitários a refletirem sobre os efeitos das perturbações climáticas nas sociedades e as consequentes ameaças aos direitos do Homem no Mundo.
Vera Ferreira afirma, em comunicado enviado ao Boas Notícias, que vencer o prémio LabCitoyen irá proporcionar-lhe “uma experiência extremamente enriquecedora, pois será uma oportunidade para debater e analisar uma temática atual com jovens de todo o mundo”.
O prémio será entregue no dia 22 de Maio, numa cerimónia que se realizará na Sala do Senado, pelas 11h horas, na Universidade de Coimbra. Para entregar o prémio à jovem estudante portuguesa estará presente o Embaixador de França, Jean-François Blarel.
Notícia sugerida por Maria da Luz