O pequeno orangotango chama-se Dwi (nome indonésio) e foi apresentado na última sexta-feira, dia 20 de Julho, avança o Parque Zoológico em comunicado. O recém-nascido está a evoluir bem e os responsáveis mostram-se surpreendidos por não terem de o retirar de perto da mãe. Julietta, a progenitora de 35 anos, está a cuidar bem da cria, amamentando-a, uma situação excecional em casos de reprodução em cativeiro.
Julieta, a mãe, e Ludi, o pai, chegaram a Amnéville em 2007, depois de terem abandonado a ilha britânica de Jersey. São, neste momento, os embaixadores da sua espécie, nativa de Bornéu, na Indonésia, e que se encontra seriamente em risco de extinção devido à devastação florestal daquela região do Sudoeste Asiático.
O habitat natural de outros animais semelhantes a este tipo de orangotango continua a ser alvo de destruição, pelo que nascimentos fora do local, como o de Dwi, são uma forma de combater a extinção. Atualmente esta espécie é protegida pelo European Endangered Species Programme.