Louise del Busto Gomez tem 84 anos, mas a idade não a impediu de seguir o seu sonho: a advocacia. Depois da reforma, e ao contrário dos seus "contemporâneos", que preferiram aproveitar a tranquilidade depois dos 60, licenciou-se em Direito.
Louise del Busto Gomez tem 84 anos, mas a idade não a impediu de seguir o seu sonho: a advocacia. Depois da reforma, e ao contrário dos seus “contemporâneos”, que preferiram aproveitar a tranquilidade depois dos 60, a antiga refugiada da Guerra Civil Espanhola licenciou-se em Direito e, esta terça-feira, tornou-se oficialmente advogada.
“Defender e ganhar processos seria o meu sonho”, afirmou a idosa em declarações à agência France Press, depois de ter feito, esta semana, no Tribunal de Recurso de Toulouse, em França, o juramento solene do respeito pelos princípios fundamentais da advocacia.
Louise del Busto Gomes, mãe de dois filhos, nasceu em Barcelona em 1928 e fugiu de Espanha com 11 anos durante a guerra civil. “Atravessei a fronteira a pé sob os bombardeamentos de Franco”, recordou. Depois, viveu durante vários anos num campo de refugiados no sul de França, onde acabou por se estabelecer.
Após ter-se reformado, aos 60, Louise tornou-se militante de uma associação de defesa dos direitos dos consumidores e interessou-se pela matéria. Segundo a idosa, que diz gostar tanto de direito penal como civil, foi o marido, já falecido, que a “incentivou” e “encorajou” a formar-se em Direito.
“O meu marido disse-me que, se eu amava o Direito, devia inscrever-me na faculdade”, relembrou. Foi o que fez, licenciando-se na área num curso que se dividiu entre Tolouse e Barcelona.
Atualmente, a nova advogada está a estagiar num escritório em Toulouse e não esquece esse incentivo, tendo levado um ramo de flores ao túmulo do companheiro após o juramento. “Quis agradecer-lhe porque é graças a ele que hoje sou advogada”, concluiu.
[Notícia sugerida por Elsa Martins e Raquel Baêta]