Cristina Robalo Cordeiro, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), vai ser, esta sexta-feira, condecorada pelo Estado francês com as insígnias de "Cavaleiro da Legião de Honra", a ordem máxima daquele país.
Cristina Robalo Cordeiro, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), vai ser, esta sexta-feira, condecorada pelo Estado francês com as insígnias de “Cavaleiro da Legião de Honra”, a ordem máxima daquele país.
De acordo com um comunicado da FLUC, a docente vai receber a “ordem máxima do Estado francês” graças à “dedicação de uma vida à defesa da língua e da cultura francesas, tanto em Portugal, como no estrangeiro”.
Trata-se, segundo a universidade, de uma condecoração honorífica instituída por Napoleão Bonaparte “para recompensar os méritos de militares ou civis, bem como um exemplo de civismo”.
Além dos franceses, os estrangeiros, acrescenta a nota de imprensa da FLUC, podem também ser condecorados, “caso prestem, por exemplo, serviços culturais à França ou encorajem as causas defendidas” pelo país.
A condecoração será entregue pelo embaixador de França em Portugal durante uma sessão a realizar na Universidade de Coimbra, “por opção da professora”, que terá lugar esta sexta-feira, pelas 18:00h, na Sala dos Conselhos da Faculdade de Letras.
“Esta condecoração muito regozija a Faculdade de Letras, por receber no seu espaço a cerimónia de agraciamento da professora Cristina Robalo Cordeiro pelo Estado francês”, congratula-se a FLUC.
Cristina Robalo Cordeiro é autora de “vários trabalhos consagrados no universo da francofonia” e é, atualmente, diretora do “Bureau Maghreb de l'Agence Universitaire de la Francophonie”, em Marrocos.
A docente já ocupou, também, “em Portugal e no estrangeiro, outros cargos ligados ao ensino, investigação e divulgação da língua e cultura francesas”.