O fotojornalista que vive atualmente na África do Sul testou as próteses esta segunda-feira e de acordo com o blogue Lens, do NYT, o que aconteceu surpreendeu todos.
“O terapeuta ajustou-as e perguntou-me se queria andar”, contou João Silva, 44 anos, ao Lens Blog. “Por isso lá fui eu. Devo ter caminhado para cima e para baixo na rampa umas 20 vezes. Não me fartava”, relembra o fotojornalista.
Há três semanas atrás João Silva já tinha espantado todos os amigos e colegas de profissão quando saiu do Walter Reed Army Medical Center por algumas horas na cadeira de rodas para passear um pouco pela cidade de Washington, onde está a ser tratado. Nessa altura aproveitou para visitar o monumento às vítimas da guerra.
João Silva é um dos fotógrafos de cenários de guerra mais experiente do mundo com presença em territórios como Iraque, Líbano, Afeganistão, Kosovo ou Sudão. A amputação da parte inferior das duas pernas foi um golpe duro, mas apesar de todas as operações cirúrgicas a que tem de ser sujeito, a recuperação parece cada vez mais perto.
Veja abaixo um vídeo feito pelo Lens Blog do New York Times que tem seguido de perto a recuperação de João Silva.
Joao Silva Walks from NYTimes Lens on Vimeo.