O fotógrafo profissional Rui Guerra foi, recentemente, distinguido com uma Menção Honrosa num dos mais prestigiados concursos mundiais de fotografia de vida selvagem, o Oasis Photo Contest, organizado pela revista italiana Oasis.
O fotógrafo profissional Rui Guerra foi, recentemente, distinguido com uma Menção Honrosa num dos mais prestigiados concursos mundiais de fotografia de vida selvagem, o Oasis Photo Contest, organizado pela revista italiana Oasis. O português foi reconhecido na categoria de “fotografia subaquática”.
A Menção Honrosa chega pouco tempo depois de uma outra distinção, obtida pelo português no concurso internacional Ocean Art Competition, e vem juntar-se ao amplo palmarés de Rui Guerra, que é selecionador nacional da modalidade competitiva de fotografia subaquática.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o fotógrafo explica que a imagem agora distinguida foi realizada nos mares de Cuba e mostra um crocodilo de água salgada com a boca aberta, “captado” a apenas escassos centímetros de distância.
“Este indivíduo em particular sabe que as pessoas não constituem uma ameaça para ele e, como tal, não demonstrou nenhum comportamento agressivo. No entanto, há sempre a adrenalina de estarmos dentro de água com um animal selvagem, principalmente uma espécie com tão má reputação como os crocodilos”, admite Rui Guerra.
No entanto, o fotógrafo, que já mergulhou em vários lugares do mundo, defende que “há que distinguir os exageros da crua verdade da Natureza”. “Mesmo os mais mal afamados animais selvagens, como os tubarões, são na maioria das vezes animais muito cautelosos e tímidos, apesar de extremamente possantes”, ilustra Rui Guerra.
A mais recente edição do Oasis Photo Contest contou com a participação de fotógrafos de 58 nacionalidades – a maioria dos quais italianos, país organizador da competição. No total, foram mais de 25.000 as imagens submetidas à apreciação do júri, tendo sido distinguidos profissionais de países como Espanha, Grécia, Hungria, Polónia ou Itália.
Rui Guerra, seis vezes campeão nacional de fotografia subaquática, é, atualmente, instrutor certificado nesta área e já conquistou, também, os títulos de vice-campeão do mundo e campeão mundial da modalidade.