No site 500px, especialmente dedicado à fotografia e onde o fotógrafo mantém uma página com os seus trabalhos, o japonês Tsuneaki Hiramatsu conta que vive na cidade de Okayama e que se considera um fotógrafo amador.
Hiramatsu tem um interesse especial por fotografia da natureza. Mas é a magia dos pirilampos que tem vindo a captar a atenção da comunidade online e dos meios de comunicação, um pouco por todo o mundo. As fotografias estão a ser amplamente partilhadas na blogosfera e nas redes sociais, num fenómeno viral.
No seu blogue, o fotógrafo conta que, além de já ter sido contactado por várias revistas, como a prestigiada Wired, o sucesso dos seus pirilampos chegou ao Museu de História Natural dos EUA que usou estas imagens para realizar um vídeo promocional.
Tsuneaki Hiramatsu explica que consegue estas fotografias à noite e recorre a uma longa exposição (entre 8 a 60 segundos) e à técnica de ‘time lapse’ para registar o rasto dos pequenos insetos. As fotografias são depois trabalhadas em Photoshop sobrepondo várias camadas ('layers').
O fotógrafo já se dedica a fotografar estes pequenos insetos luminosos desde 2008, escolhendo locais como florestas e zonas ribeirinhas para conseguir o melhor efeito.
Apesar de ser apaixonado pela fotografia, o japonês disse, numa entrevista à revista norte-americana Wired, que pretende manter esta ocupação como um 'hobby' e que vai manter o seu emprego na empresa de telecomunicações onde trabalha.
Clique AQUI para visitar a página do blogue do fotógrafo que reúne uma enorme coleção das suas fotos de pirilampos.