Inaugurou esta quarta-feira, em Lisboa, a exposição internacional de fotografia "Lisboa, Centro da Europa na Segunda Guerra Mundial", inspirada em imagens novas e raras encontradas e compiladas em livro pelo escritor escocês Neill Lochery.
Inaugurou esta quarta-feira, em Lisboa, a exposição internacional de fotografia “Lisboa, Centro da Europa na Segunda Guerra Mundial”, inspirada em imagens novas e raras encontradas e compiladas pelo escritor escocês Neill Lochery no livro “Lisboa, A Guerra nas Sombras da Cidade da Luz”.
A mostra está patente na Praça do Município e reúne mais de 80 fotografias e documentos, como vistos, correspondência diplomática e relatório das secretas daquele período, que assim se darão a conhecer ao público pela primeira vez.
Trata-se, portanto, de um vasto espólio proveniente de arquivos públicos e privados da Grã-Bretanha, Alemanha, Portugal e Estados Unidos, que vieram à luz no decurso da publicação do livro de Lochery, que chegou às livrarias em Portugal com a chancela da Editorial Presença.
Em comunicado, a comissária da exposição, Emma Lochery, explica que a mostra “retrata uma história fascinante” por meio de imagens “quase inéditas” da época, capturando, desta forma, “um breve momento na história de Portugal moderno”, retratando “a narrativa de Lisboa como uma cidade aberta”.
A exposição pode ser visitada de 2ª à 6ª feira entre as 11.00h e as 19.00h até 9 de Novembro e a entrada é gratuita.