Em declarações à BBC, Martin conta que começou por ouvir “um guincho stressante”. O fotógrafo “temeu o pior”, já que o pequeno mamífero, semelhante a uma doninha, estava a atacar o pássaro.
O homem acrescenta que foi este susto que motivou o pica-pau a levantar voo, arrastando consigo o furão. Passado um momento, este apercebeu-se da presença do homem, e soltou-se do pica-pau, desaparecendo na vegetação.
A imagem foi capturada no Hornchurch Country Park, enquanto o fotógrafo passeava com a mulher. Martin contou ainda à estação britânica que não esperava que a fotografia fizesse tanto sucesso nas redes sociais. “Estou tão orgulhoso por ver que várias pessoas viram a minha fotografia”, explicou à BBC.
Lucy Cooke, bióloga explicou à mesma fonte que esta trata-se de uma imagem rara, uma vez que não é habitual os furões atacarem pica-paus. “Normalmente estes animais atacam coelhos”, acrescenta.
“Os furões fêmeas pesam menos que uma barra de chocolate, pelo que o pica-pau conseguiu voar com o pequeno furão às costas”, explicou a biológa, salientando que, embora estes animais sejam pequenos, conseguem ser “ferozes como os leões.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes