Com o sol a brilhar e as temperaturas a subir, os espaços verdes tornam-se mais convidativos. Contudo, a habitual rotina de trabalho nem sempre permite que estes sejam devidamente aproveitados. Há, porém, formas de recriar estes espaços dentro de quatro paredes.
Uma maneira simples de nos sentirmos no exterior mesmo estando no escritório é através de flores, sugere Colvin, plataforma online de encomenda e entrega de flores ao domicílio. Para além das cores e aromas que, inclusive, substituem ambientadores químicos, este elemento decorativo apresenta diversas outras mais-valias.
“São já várias as empresas que reconhecem a importância de um espaço de trabalho que proporcione aos seus colaboradores um ambiente harmonioso. As flores, para além da cor que dão ao local de trabalho, aportam outros benefícios que se manifestam nos níveis de produtividade e bem-estar geral dos funcionários, como revelam diversos estudos”, explica Vânia Soares, técnica de Recursos Humanos.
Repercussões na produtividade e criatividade à parte, as flores contribuem também para a boa disposição e diminuição de stress. São ainda purificadoras naturais do ar, pois eliminam partículas poluentes e libertam quantidades generosas de oxigénio. Através deste processo, evitam dores de cabeça, fadiga, tosse ou alergias.
Menos conhecida é a capacidade que as mesmas têm de absorver e, consequentemente, reduzir ruídos, especialmente em ambientes fechados. O aumento da concentração é um efeito disso mesmo.