A Fundação Luso-Americana (FLAD) voltou a abrir candidaturas para atribuição de bolsas de investigação e ensino nos EUA, no ramo dos estudos lusófonos. As vagas destinam-se a docentes ou investigadores doutorados na área das Ciências Sociais e Humana
Até dia 30 de Setembro, ainda é possível concorrer às bolsas da Fundação Luso-Americana (FLAD) para investigação e ensino nos EUA, na área da lusófonia. As vagas destinam-se a docentes ou investigadores doutorados na área das Ciências Sociais e Humanas e a duração mínima dos contratos é de um mês e a máxima de quatro.
Os interessados devem possuir o grau completo de doutoramento e apresentar um projeto de docência e investigação na respetiva área científica, relacionado com temas de estudos lusófonos, onde a vertente letiva deve ter uma carga média igual ou superior a duas horas de aulas por semana.
Segundo a entidade, este plano de trabalhos de docência apresentado pelos candidatos constitui a componente prioritária do projeto em termos de avaliação da candidatura, feita com base na especificação e clareza das atividades de ensino (curso, ano, disciplina curricular ou atividade extracurricular, número de alunos, cronograma de aulas, etc.).
Deve ser ainda apresentada prova da concordância da instituição anfitriã e uma carta de recomendação da instituição portuguesa a que os interessados estão vinculados.
Os selecionados irão receber um financiamento de 4.000 euros mensais, para estadias mínimas de um mês e máximas de quatro meses, estando também asseguradas as passagens aéreas de ida e volta em classe económica.
A candidatura deve ser feita através do formulário online, estando o concurso aberto em permanência. Cabe à FLAD a apreciação das propostas recebidas e a divulgação dos respetivos resultados.
A FLAD acrescenta que “a renovação do interesse pelo estudo da língua e da cultura portuguesa nos meios académicos norte americanos pode passar pela criação de uma plataforma aberta às temáticas da lusofonia que inclua instituições científicas de Portugal no espaço de cooperação”.
Por isso mesmo, “desde há mais de 25 anos, tem vindo a apoiar inúmeras universidades norte-americanas na criação de departamentos de estudo da língua e cultura portuguesas” e a promover o intercâmbio e a mobilidade de investigadores entre Portugal e os Estados Unidos da América.
A abertura de concurso para a atribuição de bolsas de docência e investigação em temas relacionados com os estudos lusófonos, em instituições universitárias nos EUA, visa operacionalizar esse conceito.
Os interessados devem clicar AQUI.