A Fundação Calouste Gulbenkian vai receber a grande final da maior competição nacional pela melhor aplicação criada por jovens para resolver problemas sociais. Na quarta edição do Apps for Good, que decorrerá no próximo dia 24 de setembro, as 22 equipas de alunos finalistas vão demonstrar o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo, apresentando as suas ideias (Apps) que solucionam problemas reais.
O evento final contará com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Diretor-Geral da Educação, José Vitor Pedroso, do Administrador Executivo da Fundação Calouste Gulbenkian Pedro Norton, , a CEO do Apps for Good, Iris Lapinski, entre outras personalidades. O júri que irá avaliar as 22 aplicações finalistas será composto por elementos que representam os parceiros do programa.
Todas as aplicações nesta competição jovem pretendem impactar a sociedade para melhor. Exemplos de uma aplicação que ajuda os pais a fazerem um registo rápido e a visualizarem os dados do seu recém-nascido; um dicionário digital que permite consultar o significado de palavras através da câmara do telemóvel, texto ou pesquisa por voz; uma plataforma de comunicação com voluntários, fontes de alimento e particulares/empresas que pretendam fazer um donativo; outra que pretende facilitar a vida a todas as pessoas que necessitem de pequenas reparações ou serviços em casa, ou ainda outra que agrega e disponibiliza informação sobre a capacidade dos parques de estacionamento e de lugares vagos, entre outras.
O conteúdo Final da maior competição nacional de aplicações criadas por jovens decorre na Fundação Calouste Gulbenkian aparece primeiro em i9 magazine.