A notícia é avançada pelo Mail Online, que conta que a Adobe – marca responsável pelo célebre Photoshop – desvendou o modelo de um novo filtro que possibilita remover, digitalmente, o desfoque de uma fotografia, devolvendo-lhe a nitidez.
O processo é quase instantâneo, especialmente quando é aplicado sobre ficheiros pequenos. O software analisa as imagens desfocadas, recriando o movimento que causou o desfoque por meio de uma técnica a que a Adobe dá o nome de “blur kernel”. Depois, de forma muito simples, transforma-a numa imagem nítida.
Este método, em desenvolvimento, foi exemplificado na conferência Adobe Max deste ano, realizada em Los Angeles, e cativou a audiência. Um dos porta-vozes da empresa explicou ao Mail Online que “estes eventos são uma oportunidade de exibir alguns dos projetos nos quais a Adobe está a trabalhar”, mas realçou que “uns podem transformar-se, realmente, em produtos da marca no futuro e outros não”.
Porém, durante a apresentação, a Adobe fez questão de destacar que as tecnologias exibidas anualmente nesta conferência chegam muitas vezes a ser comercializadas. Foi o que aconteceu, por exemplo, com um filtro demonstrado o ano passado, capaz de remover objetos indesejados automaticamente e que, agora, já está disponível.