José Gusmão Rodrigues é aluno do 12.º ano na Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa e de algumas cadeiras de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Segundo revelou à Lusa o professor Domingos Diogo Correia, o José apresenta, desde os 13 anos, uma aptidão “excecional” para a filosofia.
O aluno teve conhecimento das Olimpíadas de Filosofia, através da Internet e conseguiu autorização para constituir uma delegação nacional e, juntamente com o professor de há dois anos, representar Portugal na competição.
Aluno e Professor tentaram obter apoio através da Sociedade Portuguesa de Filosofia, mas não obtiveram resposta ao e-mail enviado.
A prova, que decorreu esta semana, propunha aos alunos que redigissem um ensaio sobre filosofia numa das quatro línguas admitidas: inglês, francês, espanhol e alemão, desde que não fosse a sua língua materna.
Maratona de quatro horas
Cada aluno tem quatro horas para escrever o ensaio, no caso de José Gusmão em inglês, a partir de quatro tópicos fornecidos pelo comité.
“São tópicos sobre épocas históricas da filosofia, mas nunca se sabe ao certo os temas”, indicou o professor.
Estiveram representados nesta competição 30 países, na prova destinada a alunos do ensino secundário, cada delegação com dois estudantes.
A medalha de ouro foi para a Dinamarca, Portugal e a Coreia do Sul empataram com medalhas de prata.
Clique AQUI para aceder ao site oficial da competição.
[Esta notícia foi sugerida por Raquel Baêta e Vítor Fernandes]