A produção nacional vai ser uma das estrelas da edição de 2018 da Festa do Cinema. Em todo o país, os filmes portugueses vão ter direito a sessões especiais e enriquecer a iniciativa que junta todas as salas de cinema nacionais, auditórios, cineclubes e muito mais numa verdadeira celebração da 7ª arte.
‘Pedro e Inês’, filme realizado por António Ferreira que conta com Diogo Amaral e Joana de Verona nos papéis principais, lidera a lista de filmes portugueses na Festa do Cinema 2018 após a estreia no dia 18 de outubro. A história do romance eterno de D. Pedro e Inês de Castro serve de base a este romance com um toque moderno.
No que toca à programação especial, também há destaques em português. Mirandela, cidade do distrito de Bragança, o único do país sem sessões regulares de cinema, vai ter três filmes nacionais: ‘Soldado Milhões’ de Gonçalo Galvão Teles e Jorge Paixão da Costa será exibido no dia 22 de outubro; ‘Leviano’, do realizador luso-canadiano Justin Amorim, é a estrela do dia 23; no último dia da Festa do Cinema, 24 de outubro, será ‘O Fim da Inocência’ de Joaquim Leitão a ocupar a tela do Auditório Municipal de Mirandela.
Em Sesimbra, o Auditório Municipal recebe ‘Soldado Milhões’ e ‘O Fim da Inocência’ nos dois primeiros dias da Festa do Cinema 2018; no dia 24 de outubro, o filme ‘Gelo’ de Luís Galvão Teles e o filho Gonçalo Galvão Teles, uma das 15 obras selecionadas para integrar a Official Narrative Feature Competition do Festival Cinequest (EUA), e que regressa às salas nacionais dois anos depois de ter inaugurado o Fantasporto. No Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal, o cartaz inclui três filmes internacionais: ‘Johnny English Volta a Atacar’, ‘O que de Verdade Importa’, e ‘O Mistério da Casa do Relógio’, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, respetivamente.
Nestes três locais, todas as sessões estão marcadas para as 21h30.
O Centro Multimeios de Espinho junta-se à Festa do Cinema com uma exibição especial de ‘Operation Shock and Awe’, drama biográfico realizado por Rob Reiner, às 16h30 do dia 24 de outubro. Em Évora, o Auditório Soror Mariana recebe o drama ‘Columbus’, realizado por Kogonada e Seleção Oficial nos Festivais de Roterdão e Sundance em 2017. As sessões estão marcadas para as 18h00 e as 21h30 de 24 de outubro, o último dia da Festa do Cinema 2018.
Nos dias 22, 23 e 24 de outubro, os entusiastas da 7ª arte vão poder assistir a um total de 10 mil sessões de cinema com bilhetes a 2,5€* em todas as salas do país, na quarta edição da Festa do Cinema. O maior evento cinematográfico organizado em Portugal atraiu mais de 217 mil espectadores em 2017 e regressa a dezenas de cidades e centenas de salas com os melhores filmes nacionais e internacionais, com cerca de 94 mil lugares disponíveis.
Todas as novidades da Festa do Cinema 2018 estão disponíveis através do site oficial