O filme "Cavalo Dinheiro", do realizador português Pedro Costa, venceu a competição internacional do oitavo Festival de Cinema de Vanguarda, na categoria de "Melhor Filme".
O filme “Cavalo Dinheiro”, do realizador português Pedro Costa, venceu a competição internacional do oitavo Festival de Cinema de Vanguarda, na categoria de “Melhor Filme”, no passado domingo em Atenas.
“Cavalo Dinheiro”, que tem estado a fazer um percurso internacional por vários festivais, foi agora eleito em Atenas como o melhor filme em competição.
Pedro Costa, realizador do filme, fez a estreia internacional de “Cavalo Dinheiro” no Verão, no festival de Locarno, na Suíça, conquistando dois prémios, o de melhor realizador e o da Federação Internacional de Cineclubes.
Cavalo Dinheiro volta a ser protagonizado por Ventura, o cabo-verdiano que entrou em Juventude em Marcha e que o realizador português conheceu na rodagem de dois outros filmes nas Fontainhas, bairro já demolido nos arredores de Lisboa: Ossos (1997) e No quarto da Vanda (2000).
O filme estreia-se nos cinemas portugueses a 04 de Dezembro. A partir de 2015, terá estreia comercial no Reino Unido, França, Bélgica, Japão e Estados Unidos, país onde Pedro Costa será alvo de uma retrospectiva.
O Athens Avant-Garde Film Festival é organizado pela Cinemateca da Grécia, começou no dia 12 e termina na próxima quarta-feira, com uma programação centrada no cinema experimental, de autor e independente.
Notícia sugerida por Maria da Luz