O filme norte-americano "O Mordomo", de Lee Daniels, cuja banda sonora é assinada pelo português Rodrigo Leão e que apenas chega às salas do nosso país a 5 de Setembro, foi o mais visto nos EUA e Canadá no fim-de-semana de estreia.
O filme norte-americano “O Mordomo”, de Lee Daniels, cuja banda sonora é assinada pelo português Rodrigo Leão e que apenas chega às salas do nosso país a 5 de Setembro, foi o mais visto nos EUA e Canadá no fim-de-semana de estreia, alcançando um total de 18,7 milhões de receita de bilheteira.
Rodrigo Leão, que também compôs, recentemente, para as longas-metragens “O frágil som do meu motor” e “A gaiola dourada” de Ruben Alves, é o responsável pela banda sonora da película, protagonizada por Forest Whitaker e que faz uma viagem pelas transformações sociais e políticas nos EUA entre os anos 1950 e 1980.
“O Mordomo” (cujo título original é “The Butler”) inspira-se em factos reais, construíndo-se a partir de uma reportagem do jornal Washington Post sobre Eugene Allen, um afro-americano que trabalhou na Casa Branca ao longo de 30 anos ao serviço de oito presidentes, entre eles Richard Nixon, Ronald Reagan e JK Kennedy.
Além de Forest Whitaker, o elenco conta ainda com nomes de peso como Oprah Winfrey, Vanessa Redgrave, John Cusak, Robin Williams, Melissa Leo, Liev Schreiber, Alan Rickman e Jane Fonda, entre outros.
Entre os trabalhos de Rodrigo Leão ao nível de bandas sonoras, destaque também para a série documental “Portugal – Um retrato social” e para a série de ficção “Equador”, bem como para o filme “Um passo, outro passo, e depois…” de 1989, assinado por Manuel Mozos.
O músico e compositor português participou ainda, enquanto integrante dos Madredeus, na criação da música e na interpretação do filme “Lisbon Story”, de Wim Wenders, rodado em 1994.