“Berlin 36” conta a história da jovem alemã Gretel Bergman, que as leis raciais nazis impediam de participar nos Jogos Olímpicos de 1936.
Além das secções competitivas habituais – Secção Oficial, Primeiras Obras, Independentes Americanos e o Homem e a Natureza -, a 26ª edição do Festróia promove também uma homenagem ao cinema da Eslováquia e o ciclo História e Resistência.
Com um total de 14 filmes na secção oficial, mas dois deles fora de competição, o Festival Internacional de cinema de Setúbal terá lugar no Auditório da Anunciada e no auditório Municipal Charlot, em Setúbal, sendo que algumas obras serão também exibidas nas extensões do Largo José Afonso e Fórum Romeu Correia, em Almada.
Homenagem a Rogério Samora
A diretora do Festróia, Fernanda Silva, anunciou que este ano o festival vai homenagear o ator português Rogério Samora, que já interpretou mais de 150 personagens – entre filmes, séries e novelas – ao longo de 30 anos de carreira.
“É um prémio merecido e está na altura de o atribuir”, disse Fernanda Silva, lembrando que Rogério Samora será distinguido com o golfinho de ouro do prémio carreira da mostra de cinema.
Com um orçamento inferior a 500 000 euros, o festival vai realizar-se pelo segundo ano consecutivo num espaço alternativo – Auditório da Anunciada – devido ao atraso na concretização das obras de requalificação do Fórum Luísa Todi, onde costuma decorrer.