Guimarães serve de palco ao filme "3X3D", uma produção cinematográfica de três realizadores europeus que vai encerrar a 52ª Semana da Crítica, do Festival de Cinema de Cannes, a 23 de Maio.
Guimarães serve de palco ao filme “3X3D”, uma produção cinematográfica de três realizadores europeus que vai encerrar a 52ª Semana da Crítica, do Festival de Cinema de Cannes. A participação num dos mais prestigiados festivais de cinema atuais marca a estreia mundial do filme, a 23 de Maio.
A produção é composta por três curtas-metragens assinadas pelo realizador português Edgar Pêra, pelo franco-suíço Jean-Luc Godard e pelo britânico Peter Greenaway. O filme vai integrar a Semana da Crítica de Cannes, um fórum dedicado à descoberta de novas expressões cinemáticas que este ano se dedica ao cinema em 3D.
“A escolha da obra que regista os primeiros passos dos realizadores envolvidos na técnica 3D, por parte da Associação dos Críticos, representa uma distinção nunca antes conseguida por um filme produzido em Portugal”, realça a Central de Informação, em comunicado ao Boas Notícias.
“3X3D” retrata as visões destes três realizadores europeus sobre a tridimensionalidade e pretende explorar a forma de como o 3D afeta a perceção espacial e transversal do espectador. “O filme nasceu nas residências artísticas dos realizadores em Guimarães, no âmbito de convite da Capital Europeia da Cultura”, conta a agência de comunicação.
As curtas-metragens “Just in Time”, de Peter Greenaway, “The Three Disasters”, de Jean-Luc Godard, e “Cinesapiens”, de Edgar Pêra, compõem os 70 minutos do filme “3X3D”, falado em português, francês e inglês.
O filme chega a Portugal a 30 de Junho, com estreia no Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães. O elenco de “3X3D” conta com a participação dos atores portugueses Nuno Melo, Jorge Prendas e Miguel Monteiro.
Clique
AQUI para aceder à ficha técnica do filme “3X3D”.
Comentários
comentários