Combater o insucesso e o abandono escolares entre os jovens de um dos bairros mais pobres e carenciados da cidade de Setúbal é o objetivo desta iniciativa da Fundação Luís Figo.
“O prémio é um grande incentivo para os miúdos e é uma marca que vai ficar na vida deles para sempre”, disse à agência Lusa o diretor da escola da Bela Vista, Pedro Florêncio, acrescentando que “estas presenças de Luís Figo na escola são extremamente importantes, porque [ele] é um ícone do desporto, traz uma mensagem de melhoria dos resultados escolares e acaba por dar um prémio aos dois melhores alunos de cada uma das 12 turmas do 5º ano”.
Figo, considerado o melhor jogador de futebol do Mundo em 2001, deve anunciar hoje os prémios atribuídos pela Fundação.
Para Pedro Florêncio, a presença do ex-jogador constitui um factor importante na estratégia de mobilização dos alunos, oriundos de diversas realidades culturais.
“Os alunos de etnia cigana e de origem africana têm uma coisa em comum: a música e o desporto. Se desenvolvermos atividades em torno da música e do desporto, conseguimos chegar mais perto dos alunos, a relação pedagógica entre alunos e professores fica favorecida e os resultados, obviamente, terão de ser muito melhores”, disse o dirigente da EB 2,3/S da Bela Vista.
Recorde-se que, em setembro do ano passado, Luís Figo esteve naquela escola setubalense para distribuir equipamentos desportivos para a prática de educação física. Os 330 alunos abrangidos pela iniciativa beneficiaram de uma mochila com fato de treino, t-shirt e sapatilhas.
[Notícia sugerida pelo utilizador Vítor Fernandes]