O sistema de visão noturna Night Vision da Volkswagen é proposto pela primeira vez no novo Touareg e torna a vida do condutor mais descontraída. Uma câmara térmica ajuda a reagir atempadamente ao perigo na estrada e aumenta a proteção de pessoas e animais na escuridão.
Uma câmara térmica (de infravermelhos) visiona uma área 300 metros à frente do Touareg e reage ao calor irradiado pelos corpos. O utilizador pode visualizar a respetiva imagem térmica no painel de instrumentos ou no Digital Cockpit. Se a situação for crítica, é avisado pelo sistema (dentro dos seus limites). Desta forma, o condutor tem ao seu dispor uma fonte de informação adicional que ajuda a detetar atempadamente a existência de uma pessoa ou de um animal na faixa de rodagem, principalmente quando a visibilidade é menor, devido ao nevoeiro ou à
chuva.
A câmara de infravermelhos pode registar pessoas em pé não ocultas, ciclistas e animais de maior porte a uma distância de 10 a 130 metros à frente do carro.
Fora do corredor de risco, os peões e animais são destacados em amarelo na imagem a preto e branco criada pelo sistema Night Vision. Se atravessarem certos limites ao longo da estrada, as figuras marcadas a amarelo tornam-se vermelhas.
Mesmo que o ecrã do sistema Night Vision não esteja ativado no Digital Cockpit, este mudará automaticamente para este modo quando for detetado perigo a velocidades superiores a 50 km/h, e exibirá pessoas e animais a côr vermelha. A velocidades inferiores a 50 km/h, um sinal vermelho de alerta acende no painel de instrumentos mas o ecrã não é ativado. Além disso, um aviso sonoro é emitido simultaneamente com um aviso no Head up display (opcional). Ao mesmo tempo, o sistema de travagem é pré regulado de modo a proporcionar imediatamente a mais
elevada desaceleração.
O conteúdo Ficção científica ou alta tecnologia? aparece primeiro em i9 magazine.