“Foi a primeira vez que nos candidatámos a este prémio porque considerámos ter atingido um patamar digno de competir com outros eventos europeus. E o aumento progressivo do número de espectadores fala por si”, refere Ana Fernandes, diretora-geral da Realizar, empresa responsável pelo evento em parceria com o Turismo de Lisboa.
O Festival dos Oceanos está nomeado pela edição de 2009, na qual marcaram presença mais de 300 mil espectadores que assistiram a espectáculos de música, exposições, conferências, animações de rua e múltiplas iniciativas culturais, científicas e de entretenimento, entre 1 e 15 de agosto, no eixo ribeirinho de Lisboa.
Este número subiu para 350 mil na sétima edição que se realizou este ano. O festival do próximo ano já está a ser preparado para superar estes valores mais uma vez e tem data marcada para 30 de julho a 13 de agosto.
Ana Fernandes acredita que o Festival dos Oceanos foi uma “boa aposta do Turismo de Lisboa para animar o mês de agosto, que por norma era uma época morta, e o sucesso tem-se refletido no aumento da taxa de ocupação das unidades hoteleiras”.
Os European Best Event Awards são os primeiros prémios internacionais a distinguir eventos de todas as áreas.