De acordo com o comunicado enviado ao Boas Notícias pela organização do festival luso, o Curtas Vila do Conde encomendou quatro filmes a quatro realizadores relevantes no panorama contemporâneo, com grande ligação com à presente edição do festival. As obras serão exibidas durante o programa de Locarno exclusivamente dedicado ao Curtas Vila do Conde.
“Land of My Dreams”, de Yann Gonzales, “O Canto do Rocha”, de Helvécio Marins Jr., “O Milagre de Santo António”, de Sergei Loznitsa, e “Reconversão”, de Thom Andersen”, foram os filmes escolhidos para integrarem a programação do “Tribute do Curtas Vila do Conde”.
Nuno Rodrigues, diretor do festival português a ser homenageado, sublinha que o programa especial em Locarno significa “o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo festival ao longo de 20 anos”. Esta é uma forma de prestigiar, num dos maiores festivais internacionais de cinema do mundo, todo o esforço da equipa envolvida no festival de Vila do Conde.
A 20ª edição do Curtas Vila do Conde termina no domingo, dia 15 de Julho e, até agora, tem correspondido às expetativas da organização com verdadeiros recordes de bilheteira.