O Cinanima – Festival Internacional de Cinema de Animação é o mais importante festival de cinema de animação português. À semelhança dos últimos anos, a Culturgest associa-se ao festival projetando alguns dos filmes premiados. A sessão decorre no dia 20 de Novembro às 21h30 no Grande Auditório da Culturgest. A entrada é livre.
O Cinanima realiza-se em Espinho desde 1976, tendo este ano a sua 35ª edição, o que o torna um dos mais antigos festivais deste tipo de cinema em todo o mundo. É organizado pela Cooperativa Nascente e pela Câmara de Espinho.
Para além das secções não competitivas, o evento tem duas secções competitivas principais. A Secção Internacional abrange as categorias de Curtas-metragens, Longas-metragens, Primeiro Filme ou Filme de Estudos, Publicidade e Informação.
Na Competição Nacional há dois concursos: Prémio António Gaio, para o melhor filme português em competição e Prémio Jovem Cineasta Português.
O Cinanima atribui prémios relativos a cada categoria, e vários outros como, por exemplo, o Grande Prémio Cinanima 2011 para o melhor filme do Festival, o Prémio Especial do Júri ou o Prémio José Abel.
Na Culturgest serão apresentados os seguintes vencedores:
Prémio Jovem Cineasta (-18) – Nôs Terra, do Colectivo Crianças da EB1 Trás-os-Montes – Santiafo – Cabo Verde
Prémio Jovem Cineasta (+18) – Bats in the Belfry, de João Alves
Prémio António Gaio – Sem Querer, de João Fazenda
Prémio José Abel – One more time!, de T. Okruzhinova, E. Ovchinikova, N. Pavlycheva, E. Petrova, M. Arkhipova, A. Yakhyaeva
Prémio Melhor Banda Sonora Original – Arachmaninoff, de René Lange
Prémio do Público – Danny Boy, de Marek Skrobecki
Prémio Filme de Escola – Playing Ghost, de Bianca Ansems
Prémio Melhor Curta Metragem até 5 minutos – Kubla-Khan, de Joan Gratz
Prémio Melhor Curta Metragem – Second Hand, de Isaac King
Prémio Especial do Júri – Muybridge’s Strings, de Koji Yamamura
Grande Prémio CINANIMA 2011 – The Renter, de Jason Carpenter