Organizado na sua totalidade por voluntários, o evento tem vindo a afirmar-se como uma importante referência social e cultural da cidade de Lisboa, envolvendo a participação voluntária de 200 artistas oriundos de 20 países divididos em áreas como a música, a dança, o teatro, o cinema, as artes plásticas, a fotografia, a literatura e o artesanato.
Do programa consta ainda a presença de 20 associações de imigrantes e portuguesas com bancas, a realização de diversas iniciativas, gastronomia do mundo, organização de debates, conferências e ‘workshops’.
São ao todo apresentados cerca de 40 espetáculos e 20 atividades paralelas, sendo que na última edição o festival foi visitado por 3.000 mil pessoas. A entrada é livre para todas as atividades e espetáculos. Este ano, a 8.ª Edição deste festival realiza-se a 15 e 16 de Novembro no Ateneu Comercial de Lisboa.
A equipa de organização pretende com esta campanha de ‘crowdfunding’ angariar 3.000 euros para ajudar a pagar o aluguer do espaço para o evento e o aluguer do equipamento de som, luzes e técnicos. Este valor representa 40% do orçamento do festival. Os restantes 60% são cobertos pela entidade promotora.
A campanha decorre durante as próximas cinco semanas e há várias ofertas para quem quiser ajudar. Conforme o valor doado, os apoiantes podem receber desde t-shirts, a DVDs do evento até jantares oferecidos durante o festival.
O Festival ImigrArte nasceu em 2007, no interior da associação Solidariedade Imigrante, uma associação sem fins lucrativos e de utilidade pública. O evento tem por objetivo evidenciar as potencialidades culturais do imigrante e promover um diálogo entre os portugueses e as várias comunidades estrangeiras.
Clique AQUI para apoiar o festival ImigrArte.