O Festival de Observação de Aves de Sagres (FOAS) celebra a migração com um evento dedicado às aves, entre os dias 02 e 05 de Outubro, e terá várias atividades ligadas à natureza, que deverão reunir cerca de 800 participantes.
O Festival de Observação de Aves de Sagres (FOAS) celebra a migração dos pássaros entre os dias 02 e 05 de Outubro. O evento conta com várias atividades ligadas à natureza, que deverão reunir cerca de 800 participantes.
O evento disponibilizará aos participantes atividades relacionadas com a fauna e a flora locais, desde as saídas de campo para observação aos minicursos ou saídas pelágicas para observação de cetáceos.
A maior parte das iniciativas são pagas, exigindo inscrição prévia, mas há também atividades gratuitas propostas pela organização – anilhagem de aves, observação de aves em Cabranosa e em Vale Santo, reconhecimento da Praia da Mareta ou construção de caixas-ninho, entre outras.
Para os mais aventureiros, há várias viagens marítimas de observação de golfinhos e aves, bem como passeios de kayak e 'workshops' de mergulho, com custos que variam entre os vinte e os setenta euros por participante, sujeitos a inscrição prévia.
De acordo com Nuno Barros, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), “no período pós-nupcial para a maioria das espécies de aves, entre Agosto e Novembro¸ a península de Sagres torna-se num dos mais extraordinários locais da Europa para o birdwatching”.
Na 5ª edição do Festival, a ave toutinegra-de-bigodes tem lugar de destaque por ser uma das espécies migradoras que enriquecem a biodiversidade local, a par das cegonhas, águias, abutres e falcões que cobrem o céu algarvio nesta altura do ano.
Anabela Santos, da Almargem, uma associação pela defesa do património algarvio, refere que “no ano passado participaram cerca de 800 pessoas no festival” e que, de ano para ano, se verifica que “o evento tem vindo a ganhar notoriedade, não só a nível nacional como também a nível internacional”.
Segundo Adelino Soares, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, “a autarquia pretende potencializar este segmento turístico, promovendo desta forma o seu território dada a elevada riqueza natural e ambiental, com características únicas”.
O FOAS parte de uma organização conjunta entre a CMVB, Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e a Almargem.
A Península de Sagres, no Concelho de Vila do Bispo, está integrada no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e é uma das zonas mais importantes do Algarve e do país para a avifauna. Este local alberga espécies únicas na região e é palco da migração outonal de aves.
Clique AQUI para consultar o programa completo.