A Suécia acolhe a segunda edição do Festival de Cinema Português Frames, repartido pelas cidades de Estocolmo, Gotemburgo e Västerås. O evento arranca esta segunda-feira e prolonga-se até 06 de Dezembro.
Arranca esta segunda-feira, na Suécia, mais uma edição do Festival de Cinema Português Frames, repartido pelas cidades de Estocolmo, Gotemburgo e Västerås. O evento prolonga-se até 06 de Dezembro.
O objetivo do festival é promover e divulgar o cinema português contemporâneo junto do público sueco. Centrado no tema da “Memória”, esta segunda edição da mostra de cinema tem como convidados especiais a investigadora Ana Catarina Pereira e as realizadoras Susana Sousa Dias e Solveig Nordlund.
Esta segunda-feira, dia da inauguração, será exibido, no Swedish Filme Institute, em estreia nórdica, o filme “O meu Outro País/Mitt andra Land”, de Solveig Nordlund, realizadora sueca naturalizada portuguesa.
“Alice”, de Marco Martins, o documentário de Joaquim Pinto “E agora? Lembra-me”, o filme “Tabu”, de Miguel Gomes, e o documentário “48”, de Susana Sousa Dias, também serão exibidos em Estocolmo.
Do programa fazem ainda parte o projeto musical “Revolução Fantasma”, com Filipe Raposo ao piano e ilustrações de António Jorge Gonçalves, e “Lisbon Revisted”, um vídeo-poema do fotógrado Alípio Padilha baseado no poema homónimo de Fernando Pessoa.
O espaço Folkets Bio Elektra, em Västerås, exibe o documentário de Solveig Norlund no dia 01 de Dezembro e a sala Bio Roy, em Gotemburgo, terá exibições de 04 a 06 de Dezembro.
É ainda de destacar a programação infantil, de formato renovado, que levará o cinema português às salas de aula suecas.
Este evento é uma iniciativa da Pois! Associação de jovens portugueses na Suécia em parceria com a associação Zero em Comportamento.
Clique AQUI para consultar o site do festival.