O primeiro festival será o Danças na Água, a realizar entre 1 e 3 de Agosto. Este evento centra-se na apresentação de música e dança, tendo como palco a natureza e o rio Mondego. As atividades incluem oficinas de diferentes expressões artísticas e ações várias de caráter relaxante, nomeadamente pilates e massagens. As exibições musicais terão palcos flutuantes, seja para os concertos, seja para as danças tradicionais características do Andanças.
O Andanças24 começa a 4 de Agosto, prolongando-se até ao dia seguinte. Este segundo evento caracteriza-se pela música ininterrupta durante 24 horas, levando animação à aldeia ribeirinha de Ratoeira, em Celorico da Beira. A festa convívio centra-se nas danças e músicas tradicionais de todo o mundo, com particular destaque para as danças tribais, a capoeira, as danças orientais e a ‘street dance’.
Embora a dança seja o tema central do Andanças24, o festival não deixa de ter espaço para outras atividades dedicadas a miúdos e graúdos. Para os mais novos foi preparado, especialmente, um espetáculo de malabarismo, enquanto que os mais velhos têm direito a um passeio cujo tema é “Plantas Medicinais”, a uma sessão de contos e à oportunidade de subirem ao palco e atuarem com um instrumento.
Os preços dos bilhetes variam entre os 15 e os 60 euros, conforme sejam diários ou gerais, para os dois eventos, e as crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita. Ambas as festas têm organização conjunta da Câmara Municipal de Celorico da Beira e da estrutura PédeXumbo.
Clique aqui para aceder a mais informações sobre o Danças na Água e aqui para aceder a mais informações sobre o Andanças24.